Tuesday, September 12, 2006,14:41
Power to the people!

O Black Panther Party, originalmente chamado Black Panther Party for Self-Defense foi fundado em Outubro de 1966 por Huey P. Newton, Bobby Seale e Richard Aoki. Tratava-se duma organização afro-americana que defendia a resistência armada contra a opressão social de que os afro-americanos eram vitimas nessa altura.
Lembro-me de há uns anos atrás ter visto um filme sobre isto chamado
Panther que me fascinou. No filme conseguiram manter-se fieis à história original, pelo menos em relação ao inicio desta história.
Nos anos 60, em Oakland, Califórnia, existia um cruzamento onde morria muita gente, vitima de atropelamento. Não havia vigilância nenhuma (nem sinais de trânsito nem semáforos) e os porcos (entenda-se, a polícia) não queriam saber de nada. Os cidadãos deste bairro decidiram queixar-se ao governo mas este também não fazia nada, prolongando cada vez mais a situação... Parece estranho mas se considerarmos que este bairro era maioritariamente afro-americano (para não dizer totalmente)...talvez essa estranheza desapareça. Nos anos 60, o KKK (esse grupo paroquial tão engraçadinho...) ainda dava muita dor de cabeça, a ideia da supremacia branca era muito forte (principalmente nos estados do sul dos EUA), o Martin Luther King e o Malcom X lutavam pelos direitos dos afro-americanos mas claro, são assassinados no decorrer desta década.Pode-se dizer que os anos 60 foram, verdadeiramente, anos explosivos ...
Mas voltando à história inicial, a formação do Black Panther Party. Huey P. Newton era um jovem estudante de direito. Decidiu estudar direito para lidar com a policia porque estava farto de presenciar situções de abuso de poder perpetrados pelos agentes da autoridade. Um dia, decidiu agir. Huey Newton pegou numa caçadeira, nuns sinais de trânsito e num martelo. A ele juntou-se Bobby Seale armado com uma pistola 9mm. Dirigiram-se até este cruzamento em Oakland, Huey deu a sua caçadeira a Bobby e disse-lhe: "Segura nesta caçadeira. Se alguém se meter connosco, rebenta-lhe com os miolos.". E enquanto Bobby vigiava, Huey colocava os sinais que iriam salvar a vida de muitas pessoas. Claro que só duas pessoas sozinhas não poderiam fazer muito, mas a situação rapidamente mudou. Quando voltou a haver problemas como este, do cruzamento, Huey e Bobby fizeram exactamente o mesmo mas desta vez Huey disse a Bobby que se alguém se metesse com eles enquanto colocavam os sinais, este deveria proteger as pessoas e rebentar com os miolos dos outros que tentavam impedir a acção. As pessoas começaram a ver isto e passado algum tempo decidiram ser elas próprias a resolver o problema: arranjaram as suas caçadeiras, os seus sinais e o seu martelo e trataram do assunto.
E foi assim que começou o Black Panther Party, seguindo a doutrina socialista. O movimento considerava que, se as instituições e o governo não eram capazes de providenciar emprego e assegurar as condições necessárias à vida dos afro-americanos, estes deviam tomar conta dos meios de produção pelas suas próprias mãos. Deveriam trabalhar todos juntos para melhorar as suas condições e para lutar contar a opressão. Numa década marcada ainda pela segregação, o Black Panther Party instigava os afro-americanos a terem orgulho na sua raça.
Existem outras histórias interessantes relacionadas com estes senhores e senhoras mas isso será matéria para outro dia.

Aqui ficam os nomes de alguns membros emblemáticos do BPP:
Huey P. Newton (1942-1989) - fundador
Richard Aoki (1942 and still kicking) - fundador
Bobby Seale (1936 and still kicking) - fundador
Fred Hampton (1948-1969)
Eldridge Cleaver (1935-1998)
Bobby Hutton (1951-1968)
George Jackson (1941-1971)
Kathleen Neal Cleaver (1945 and still kicking)
Elaine Brown (1943 and still kicking)
Stokely Carmichael (1941-1998)


Black Panther Party - Power to the People!!!

Labels: ,

 
Engendrado por Pirilampa Assassina
Vê lá isto ¤


1 Comments: