E viva a informação cultural!!!
Pois é, meus amigos,há uns dias vi um documentário muito interessante na TV2. Já tinha ouvido falar nele durante o DOCLISBOA 08 (festival que não consegui acompanhar como queria devido a alguns problemas de logística) mas infelizmente não o consegui ver nessa altura.
Uma coisa é ver um filme em casa e outra é ver no cinema. Perdi a oportunidade de o ver num ecrã grande mas mesmo assim, sinto-me uma pessoa melhor por o ter apanhado ontem na TV... O documentário é brutal! Foi o vencedor do prémio Melhor Documentário Português de Longa-metragem.
Acho que foi este tipo de documentário que me fez enveredar por esta área...
BAB SEBTA é um documentário sobre pessoas. Acompanha a saga dos africanos que decidem aventurar-se no mar, depois de atravessarem um continente e tentam alcançar a Terra Prometida (entenda-se, Europa), á procura de melhores condições de vida. É um tema complicado para dissecar mas acho que o fizeram bem. Este documentário serviu sobretudo para dar voz a todos esses aventureiros que arriscam a vida (muitos deles não sobrevivem á travessia marítima) e que são muitas vezes incompreendidos...
Cada vez mais ouvimos pessoas que apoiam as novas medidas de repressão de imigrantes apresentadas por governos que não conseguem lidar com a sobre-população na Europa. Infelizmente estas novas leis fazem-nos esquecer o essencial: somos todos seres humanos! Qualquer ser humano vai tentar, ao longo da sua vida, procurar melhores condições de vida, faz parte da nossa natureza, é-nos intrínseco!
Bem, acho que já chega de contestação social! Apesar de não ser fácil encontrar este documentário, se tiverem oportunidade, vejam-no!
Labels: Bab Sebta, cinema