Wednesday, November 29, 2006,15:40
Tonight I'll show you how dreams are prepared, love, friendships, relationships. All those ships.

Stephane: [Shows 3-D glasses ] You can see real life in 3-D
Stéphanie: Isn't life already in 3-D?
Stephane: Yeah but, come on...

Ontem fui ver o último filme do Michel Gondry que, na minha modesta opinião, é um dos melhores realizadores actuais. Fez o Eternal Sunshine of the spotless mind, o video de Chemical Brothers "Star guitar" (para quem não se lembra, é aquele que é feito como se estivesemos dentro dum comboio e onde vão aparecendo diferentes elementos na paisagem que correspondem sempre ao mesmo som na música), "Human behaviour" da Bjork (grande teledisco) e mais umas quantas coisinhas muito interessantes.
Em relação ao seu último filme, La Science des Rêves, só me surge uma palavra: genial!!!Amei, amei, amei! É um filme bizarro e isso faz com que seja ainda melhor. Demorei imenso tempo para ir vê-lo mas valeu a pena! Tem uma imagem muito simplista, com um toque especial que faz (ou que deveria fazer) despertar a criança que existe em todos nós (se é que já não a assassinaram!). Adorei a homenagem aos fillmes russos de animação, os actores estão mutio bem principalmente a Charlotte Gainsbourg. Confesso que , no inicio a sua personagem não me cativou , mas à medida que o filme foi avançando, essa personagem tornou-se na minha favorita. O Gael Garcia Bernal é uma personagem ainda mais bizarra. É o tipo de personagem que não é facilmente compreendido na sociedade em que vivemos. Porque é um sonhador que não se deixa limitar pelas barreiras físicas nem temporais. Ok, a vida já é em 3-D mas e depois? Como diria a Bjork numa das suas músicas, There's more to life than this. Porquê limitarmo-nos quando o mundo nos oferece infinitas possibilidades? As engenhocas que ele inventa ( e que funcionam!) são fantasticas, provando que, ás vezes basta apenas acreditar, para que o sonho se torne realidade. Há quem diga que a personagem do Gael pode ser visto como um esquizofrénico mas isso sairá da boca dos mais cépticos. A vida não é so aquilo que vemos e conhecemos.
Neste filme, somos levados para um outro mundo que existe dentro daquele que conhecemos e (re)lembra-nos que a vida é mais do que ganhar dinheiro e ter um trabalho xpto, a vida também é feita de sonhos e de emoções que não devem ser abafados.
Parar de sonhar é morrer! Muito mais poderia dizer sobre o filme mas acho que já disse o suficicente. Considero este filme um dos meus filmes de 2006 e fico à espera ansiosamente pelo próximo do sr. Gondry.

Guy: [after throwing Guy's TV set into the canal] It floats!
Stephane: Yeah, it floats.
Guy: Now the fish can watch crappy shows from below.

Labels: ,

 
Engendrado por Pirilampa Assassina
Vê lá isto ¤


3 Comments:


  • At December 08, 2006, Anonymous Anonymous

    tenho q ir ver esse filme q a minha mana ja me falou!mas o gabriel garcia bernal..e tdo bom!basta!!!

    dps de ver a crítica..vou ver!!;)

    bjinhoooos!

     
  • At December 09, 2006, Anonymous Anonymous

    Este filme e tao Pirilampa!!:)
    Sem duvida um bom filme!

     
  • At December 17, 2006, Anonymous Anonymous

    o gabriel é um senhor! ai jasus, ca perdição!

    o filme é mta giro (né? ;) ).... pena o luis ter adormecido... e depois a cena do popó!

    mas eu gostei!