Estes belgas têm uma maneira muito...peculiar, para controlar a taxa de mortalidade no seu país. Eu passo a explicar.
Hoje só tinha aulas da parte da tarde, ás 13h30, por isso saí de casa por volta do 12h30 de forma a chegar á estação de comboios de Schuman (onde passam os comboios que me levam á maravilhosa cidade de Louvain-La-Neuve, onde tenho aulas) para apanhar o comboio do 12h53.
Quando chego á gare e olho para os painéis da gare, por momentos tive um chilique. Não havia nenhum comboio! Tinham todos sido suprimidos! Porra, pensei eu, e agora?! Bem se calhar, era uma boa razão para voltar recambiadíssima para casa mas, como estudante responsável que sou, decidi esforçar-me um pouco mais. Perguntei pelas alternativas a um senhor de colete fluorescente da gare (aqueles que adoram fazer raves quando não há comboios....) e ele lá me ajudou com um sorriso na cara (eu sei, eu sei, isto é surpreendente, considerando que o senhor era belga...). Explicou-me que tinha havido um acidente entre Bruxelas e Ottignies (a vila que fica mesmo antes de LLN e por onde passam muitos dos comboios belgas e internacionais) e que as 2 vias estavam obstruídas por isso não havia circulação de comboios até Ottignies. Mas disse-me também que, se fosse até á Gare Central talvez conseguisse apanhar um comboio alternativo para Ottignies e daí ir até LLN.
Lá fui eu para a Gare Central de metro. Não paguei bilhete porque achei que não tinha nada que o pagar (tenho passe para o comboio e se os comboios não funcionam, a culpa não é minha...Além disso, o metro de Bruxelas ainda mantém o mesmo sistema do metro de Lx, não tem portas e nunca há revisores...Ehehehehehehe!). Chegando á Gare Central, tentei descobrir qual o comboio que tinha que apanhar para chegar ,pelo menos, a Ottignies. Um rapazito simpático (não devia ser belga, talvez francês) lá me ajudou. Desci para plataforma com mais algumas pessoas que tinham tido o mesmo problema que eu em Schuman e esperei....Esperei até ouvir alguém dizer: ahhh, o comboio que vai até Ottignies foi suprimido e têm que apanhar o que vai para Antuérpia e sair em Bruxelas Nord (outra gare de Bxl) e daí apanhar um comboio para Namur ou Luxemburgo! Desculpem o palavrão mas...Foda-se!!! Nessa altura já estava "ligeiramente" irritada! Estes gajos deviam estar a gozar comigo! Mas decidi ir até ao fim (a teimosia, por vezes, é forte na minha família...).
Fui até Bxl Nord e lá consegui apanhar o comboio para Namur, uma cidade francófona no sul da Bélgica. Antes do comboio partir, lá veio o revisor avisar que aquele comboio ia fazer um desvio por Leuven (a Louvain flamenga, mais a norte) sem parar, para contornar o acidente e que a primeira paragem seria Ottignies. Bem, depois de tanta mudança de transporte, decidi fechar a pestana e apreciar a viagem.
Uma hora depois, cheguei a Ottignies ( uma viagem que normalmente demora 25/30 min) . Bacano, pensei eu, agora só me falta apanhar o comboio para LLN...Olhei para os painéis da gare e vi que o comboio para LLN estava atrasado 10 min. Esperei, esperei, esperei até que....o comboio que eu esperava foi suprimido! Duplo Foda-se! Caguei! Decidi ir comprar uma sanduíche e abrigar-me do frio (ainda não tinha almoçado...). O próximo comboio era passado 15min...Bebi um café para aquecer e esperei. De repente, olho para o painel da gare e vejo que o comboio que tinha sido suprimido, afinal ia circular! Corri para a plataforma e apanhei finalmente o comboio que me ia levar á universidade (Yupiiiii!!!). Depois de muitas aventuras, cheguei finalmente ás aulas por volta das 15h15....Ainda bem que era uma aula prática de câmara e o prof não é muito chato....
E agora, perguntam vocês, o que é que isso tem a ver com o controlo da taxa de mortalidade??? Pois.... Aqui na Bélgica ocorrem muitos acidentes e/ou suicídios nas linhas de comboio (nunca se aproximem muito da beira da plataforma pois o túnel de vento criado por comboios rápidos é incrível!) e hoje, houve um acidente brutal. Estavam dois senhores da companhia de caminhos de Ferro aqui do sitio a fazerem a manutenção duma linha, quando um comboio vindo do Luxemburgo choca com a pequena locomotiva onde eles se encontravam, acabando por os matar. Dizem que houve um problema de comunicação...Hoje foi um acidente mas nem sempre é assim...Ás vezes são empurrados por vozes, vozes essas que são enviadas para o cérebro dum simples belga pela máquina governamental...Não é á toa que estes gajos ainda não conseguiram formar governo, passados quase 6 meses! Estes belgas são muita doidos!!!!