Thursday, September 13, 2007,12:41
Bd e o Cinema I
Bem, quem me conhece, sabe que sou uma grande fã de BD americana. Cresci a ler livros do Capitão América, Homem-Aranha, X-men, Demolidor, etc.. Primeiro em brasileiro (Editora Abril) e depois em inglês. Mas os meus favoritos continuam a ser os X-men (foi amor à primeira vista com o Gambit...).
Como cresci a ler estes livros, sempre que lançam algum filme sobre personagens da Marvel, sinto-me tentada em ir vê-los. Mas ainda bem que não os vejo a todos! Fiquei muito desiludida com os filmes dos X-men e do Demolidor. Não tive coragem para ver o filme sobre a Elektra nem do Hulk. Acho que o único que se safa mesmo é o Sin City e talvez o Homem-Aranha mas por razões diferentes: o primeiro porque é uma magnifica adaptação dos livros de Miller. Se tiverem oportunidade para ler os livros, vão ver que estes são autênticos storyboards! O segundo talvez por se terem mantido mais ou menos fieis á história original mas mesmo assim, não se pode dizer que seja um grande filme a nível técnico, apesar de, tal como nos livros, o Peter Parker ser retratado como um super-herói mas que é assombrado pelos mesmos problemas que assolam um mero mortal (nunca pensei que o Tobey Maguire fosse muito convincente mas surpreendeu-me). O Demolidor é outra personagem muito interessante e um dos grandes responsáveis por isso é o senhor Frank Miller, o mesmo de Sin City, Dark Knight returns, Elektra e 300. Mas o filme...é outra história! Acho que o grande problema do filme é precisamente o actor principal: Ben Affleck. Esse senhor devia ser proibido de se aproximar duma câmara de filmar! É mauuuuuuuu...! Em relação aos filmes dos X-men, então nem se fala! Sacrilégio foi o que eles fizeram com esses filmes! Onde é que já se viu a Jean Grey matar o seu eterno apaixonado (e marido) Scott Summers? E a mistura das personagens de diferentes épocas dos X-men também se torna difícil de engolir! E a história da Fénix? Sobre isso só consigo dizer uma coisa: TERRIVEL!

E muitas outras adaptações foram feitas mas não me apetece perder mais tempo a enumerá-las. Podem consultar a lista aqui.

O problema destes filmes podia ser só o argumento mas infelizmente não é esse o caso. Anda tudo louco em Hollywood! Cada vez mais, esta industria me irrita. Nos últimos anos, só saem adaptações de livros ou remakes (sobretudo de filmes japoneses: The Ring, The Grudge, etc.)...Onde estão os argumentos originais? Ok, eles existem mas em número tão reduzido...
E todos os filmes têm que ser feitos recorrendo á mais recente tecnologia que é usada como se não houvesse amanhã! Com tantos recursos, porque é que fazem filmes como os actuais, onde as personagens não têm densidade nenhuma, os planos são cada vez mais espectaculares para mostrar o último grito de tecnologia visual mas também não têm substância alguma? Parece uma competição entre grandes companhias: “Olha, olha, o que eu posso fazer com a minha nova máquina!”. É tudo tão plástico e desprovido de alma...

Mas como toda a gente sabe, money makes the world go round, por isso, enquanto for brutalmente rentável, porquê parar?

Eu gostava era de ter visto o João César Monteiro em Hollywood! Gostaria de ver a cara dos produtores quando ele lhes mostrasse o Branca de Neve! Priceless!

Labels: ,

 
Engendrado por Pirilampa Assassina
Vê lá isto ¤


0 Comments: